quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Como fazer times de botão:

Há várias maneiras de fazer um time de futebol de botão, o mais preciso necessitaria de um torno mecânico e técnica para tal, porém obtenho resultados significativos, causando boa impressão aos botonistas com o seguinte procedimento:

Você vai precisar :

- Acrílico colorido ( chapas de sete cm de largura, normalmente vendida a metro, você terá uma régua de acrílico de 7 cm X 100 cm )
REVENDEDOR:
ACRILRIO, RUA DOS INVÁLIDOS, 162 LOJA A - LAPA - RJ. TEL: 2252-8729/2509-0923
- Paquimetro para medição dos botões
- Arco de serra
- Furadeira de bancada ou furadeira normal com suporte;
- Jogo de serra copo com várias medidas de acordo com a necessidade do tamanho dos botões;
- Esmeril ( mandei adaptar uma peça em um torneiro mecânico para fixar os botões com um parafuso da medida da broca da serra copo);
- Lima de ferro (uma grossa e outra fina);
- Catalisador e Resina Epóxi ou poliéster (transparente);
- Cola de acrílico ou Clorofórmio;
- Uma seringa de vidro;
- Lixas d’água de todas granulações de 80 a 1200;
- Lixador de unha três faces (encontrado em lojas de cosméticos, peguei o da minha esposa);
- Dremmel ou similar;
- Óculos de proteção;
- Luvas;
- Cera Gran-prix;
- Flanela e tolha;
- Silicone reparador de pontas de cabelo.


Primeiro passo:

Na furadeira com a serra copo de seis cm faça discos da chapa inteira é necessário prender o acrílico para não escapar, estou prendendo com elásticos e por debaixo uso uma madeira para fixar coberta com EVA para reduzir o impacto. Defina uma camada intermediária de acrílico e uma camada superior listrada a seu gosto (faço os cortes das litras com um arco de serra), depois colo as tiras fazendo o feitio do botão, com isto defino o centro onde passará broca "tenho colado um circulo de contact para depois aproveitar a camada intermediária na finalização do botão", corto a menor serra da serra copo um furo no meio "também é possivel" usar aquela pedra cônica que se adapta a furadeira você fará um furo no meio do botão para que na última etapa você insira o escudo do time de sua preferência e resine.
Depois dos discos cortados, pegue a cola de acrílico (atenção: Vc deve utilizar luvas para o manuseio da cola) e coloque um pouco em um recipiente de vidro e depois com a seringa de vidro, cole a inferior. Você terá um biscoito de três camadas, faça com que os diâmetros fiquem paralelos, bem casadinhos.
Feito isto, você terá um biscoito de três camadas o qual você prenderá no adaptador do esmeril com um parafuso e então com uma lima mais grossa você começará a dar o grau desejado, lembre-se que não há precisão como em um torno você deverá ter em mente o quanto de angulação necessita para a bainha e ir limando... Depois de chegar ao grau desejado use a lima mais fina rapidamente para dar acabamento na bainha.
ATENÇÃO: No force demais a lima mais grossa pra não formar sulcos, lembre-se a acrílico contra metal e utilize óculos de proteção.

Pegue o escudo do clube de sua preferência na Internet, imprima o escudo em papel de qualidade ou transparência dentro da medida do disco inferior, recorte ele e cole sobre um material mais resistente que o papel, porém recortável (pet, papelão de caixa de chiclete) para dar altura e uma impressão de que o escudo está flutuando e não simplesmente colado no fundo. Por fim passe verniz ou cola branca sobre o escudo a fim de impermeabilizá-lo, para a tinta não manchar com a resina.

Você já terá um botão praticamente feito, devendo agora partir para a parte da resina. Você deve colocar a resina em um recipiente descartável, (copo ou fundo de garrafa pet), fazer a mistura com o catalisador (ATENÇÃO: peça instrução ao vendedor da resina de como misturar o catalisador. Uma dica: mexa bastante para homogeneizar e depois aplique, quanto mais catalisador maior a rapidez de endurecimento, porém para resinar um time inteiro faça a resina aos poucos, pois ela começa a endurecer e fica ruim de aplicá-la). Aplique com uma pazinha de mexer café ou com alguma coisa descartável sobre o botão, a fim de preencher o furo do meio onde está o escudo e formar uma película de resina. Pode se formar pequenas bolhas, que vc deve eliminá-las. Deixe secar uns dois dias ou mais. Até você verificar que já está pronto para o lixamento. ATENÇÃO: Na utilização de resina epoxi não há necessidade de lixamento...

Em uma superfície plana e lisa, eu lixo em uma placa de acrílico sobre a pia da cozinha, você fará o lixamento de acordo com a seqüência das lixas as mais granulosas são para reduzir o excesso de resina e as menos granulosas 400,500,600 e 1200 para acabamento. Lixe também as laterais, caso a resina escorra e se prendar as laterais, eu uso umas versões mais baratas da dremmel, que possui uma pedra cônica pequena que desbasta o excesso e lixe o fundo do botão, para ele deslizar melhor. ATENÇÃO: A parte inferior que fica em contato com a mesa também deve ser lixada.

Com aquela lixa de unha de três faces, você dará um acabamento mais brilhoso, utilize então a cera Gran-prix, a flanela, o silicone e toalha para dar o lustro final no botão.

Então, dessa maneira eu estou fazendo meus botões, não faço para venda, faço apenas como hobbie, já produzi cerca de 300 botões, alguns claro que no início não saíram com tanta perfeição, mas da quantidade se tira qualidade. Com o tempo vc se aperfeiçoa.
Tenho que relatar que a participação de meu pai (falecido em maio), era fundamental nas fases iniciais de corte, por isso diminui bem o ritmo de produção.
No mais, creio que este pequeno tutorial possa ajudar em alguma coisa.
Boa sorte na tentativa..... Um abraço, Augusto.

14 comentários:

Grêmio Vip disse...

Sensacional Augusto, show de bola este tutorial, pelo que pude perceber o principal "ingrediente" digamos assim é a paciência, não se faz um botão perfeito na primeira tentativa. Vlw mesmo.

Futebol_de_Mesa/Jogo_de_Botão disse...

Olá, Gutto, parabéns meu caro!
Fiquei com algumas dúvidas ao ler o tutorial, mas antes de pedir esclarecimentos vou tentar "entender" na prática. Se as dúvidas persistirem voltarei ao contato.
Fica a sugestão: Por quê não divulga o tutorial em partes, com fotos de cada uma (inclusive das ferramentas utilizadas, do material, etc.)?
Parabéns, também, pelas decorações utilizadas em seus times (como o Marrocos, o Grêmio, etc.). Particularmente prefiro as decorações com as carinhas dos jogadores, principalmente ao estilo das antigas coleções "Onze de Ouro", "Ídolos do Futebol" e "Craques da Pelota".
No entanto o bom gosto de suas decorações (escudos) chama a atenção pelo seu talento e criatividade!
Ácho que seria interessante divulgar também os seus escudos (como são feitos, etc.).
Os botões estão muito bonitos! Tudo muito bom e de bom gosto!
Um abraço e sucesso!
Vitor

C@PHOTOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedroom Lanne disse...

Vixi que trabalhão fazer um botão, eu não me arrisco... Mas parabenizo-o pela iniciativa, criatividade e pelo prazer que vc demostra através desta arte.

nabil disse...

Parabéns Augusto o trabalho é muito lindo ,gostaria de uma informação se possìvel ,se poderias disponibilizar o teu fornecedor de escudos de metal,
pois os botões ficam ainda mais lindos.obrigado.

camisa disse...

muito um tutorial desse em video no youtube seria maravilhoso

Hezry disse...

grande trabalho amigo.
ah muito tempo eu quero fazer alguns pra mim também, mas nunca tinha visto uma explicação assim, só uma dúvida que tenho é espessura de cada "chapa" de acrilico que o Sr compra, e qual a espessura que fica o botão. gostaria de trocar e-mails com o Sr. obrigado e parabéns novamente pelo trabalho.
por favor, entre em contato comigo pelo e-mail hezry_gomes@hotmail.com.
Abraços

Gutto disse...

Caro Hezry, obrigado pelos elogios... A espessura de cada "chapa" de acrilico que compro é de 2 mm. Podendo o botão ficar de 4 a 6 mm de altura de acordo com a quantidades de camada para cada botão.

Alemão disse...

ok, muito obrigado, estou mandando varios e-mails para lojas de acrilico perguntando preços e etc, em relação a loja que o Sr diz que compra, eu nao achei o e-mail deles entao fica meio dificil a comunicação.O Sr tem msn? seria mais facil o contato.

obrigado

linovascão disse...

muito legal eu faço botões com formas de empada mas naum fui feliz pq era de pingos de plasticos fica muito perfeito mas não aguentam nenhuma queda é fragil queria saber como o Sr.faz as 3 listas como colorir e para q serve cada coisa um passo a passo meu email linovascao@gmail.com abraço parabéns pelo belo trabalho

Digo Pereira disse...

Parabéns amigo e muito obrigado também,com o passar do tempo fica cada vez mais difícil achar um legar para comprar botões e você ofereceu uma saída,é o único tutorial que encontrei de como fazer botões, muito obrigado mesmo.

Unknown disse...

Olha estou impressionado com seu trabalo,sou artesao e gosto de fazer coisas eu mesmo,moro nos estados unidos onde nunca vi falar de futebol de botao,agora por conta do meu filhote estou tentado retomar este hoby de quando era crianca ,meu filho adoro futebol de mesa,vc tem a melhor e mais simples informacao ,seria otimo um video no you yube ,de todo jeito muito obrigado pela generosidade ,em compartilhar sua arte.

Leonel Rizzi disse...

Gutto, lindo seu trabalho. Parabéns! Pensa em ilustrar seu tutorial com fotos? Abraço.

Luis Henrique Ribeiro disse...

Muito bom o descritivo, parabéns é um hobbie que preservo desde meus 12 anos, mas um detalhe, não entendi bem o processo de prender o botão no esmeril ? Vc. Pode explicar mais detalhado ?

Pseudo tiras ( botão ainda sem resina )

Pseudo tiras ( botão ainda sem resina )
Alternativa a tiras de acrílico ( contact dourado )